Rádio ACE
  17 de março de 2021

Prefeitura de Catanduva prepara nova estrutura de atendimento a pacientes com COVID-19

A Secretaria Municipal de Saúde irá ampliar a estrutura de atendimento aos pacientes com COVID-19 em Catanduva. Os prédios da UPA – Unidade de Pronto Atendimento, bem como do antigo Postão, já estão sendo preparados para as mudanças.

A partir de amanhã, quinta-feira (18), a UPA será utilizada exclusivamente para o suporte a pacientes com o novo vírus. Segundo nota oficial da prefeitura, serão implantados 25 leitos a esse público, e os serviços de pronto atendimento, urgência e emergência, serão temporariamente direcionados ao Centro de Especialidades Médicas – CEM (o antigo Postão), na rua Pará, nº 3. As duas unidades terão funcionamento 24 horas por dia.

“A equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com o responsável pela gestão da UPA e o aval do prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa, estudaram e organizaram os procedimentos para viabilizar essa transferência. A medida foi tomada devido ao aumento do volume de pessoas procurando por atendimento para COVID-19 na UPA e a demora no sistema da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde – CROSS, órgão estadual responsável pela liberação de vagas nos hospitais de referência regional para COVID-19”, ressalta a informação.

Dessa forma, os atendimentos do CEM serão exclusivamente direcionados para outros estabelecimentos de saúde, a fim de que não ocorram prejuízos às outras especialidades. As equipes de saúde serão responsáveis por entrar em contato com os pacientes agendados e informá-los em qual local deverá comparecer para sua consulta.

“A ampliação dos leitos na UPA não terá a finalidade de funcionar como uma nova unidade de internação, mas visa garantir a assistência até a liberação de novas vagas nos hospitais. Atualmente, as 23 unidades de saúde do município já possuem uma triagem destinada a pacientes com Covid-19, com testagem e monitoramento através de uma plataforma. O CEM também utilizará o procedimento de triagem, destinando os pacientes com sintomas respiratórios à UPA, a fim de evitar o cruzamento de pessoas com suspeita da doença com os que possuem outras enfermidades”, finaliza o comunicado oficial da Prefeitura de Catanduva.

Top