Rádio ACE
  27 de novembro de 2020

CICLO PDCA

A Significância e a Repercussão do Ciclo de Melhoria
Ininterrupta sob a Perspectiva da Gestão Empresarial

A princípio, o fenômeno global de circulação fechada ‘PDCA’ tem como estágio incipiente o planejamento da ação, em seguida tudo o que foi planejado é sistematicamente implementado, concebendo, ulteriormente, a necessidade de checagem constante destas ações implementadas. Com esteio nesta análise e cotejamento das ações com aquilo que foi analiticamente planejado, o gestor principia a implantação das medidas corretivas para retificar os lapsos que emergiram durante o desenvolvimento do processo.


Historicamente, o ciclo de melhoria contínua foi instaurado por Walter A.
Shewart, na década de 20, entretanto ele se tornou conhecido quando William E. Deming, um dos gurus da gestão de qualidade, espargiu o conceito pelo mundo. Por esse motivo, o ciclo PDCA ficou conhecido a partir da década de 1950 como ‘Ciclo Deming’.
Através dessa teoria, cada processo da empresa perpassa por quatro fases draconianas. Cronologicamente, dentre elas destacam-se:

  • Planejar – depois de identificar as causas dos problemas emanados, inicia-se o planejamento da atividade.
  • Fazer – fazer a atividade planejada conforme a ação que salvaguarda a
  • qualidade.
  • Verificar – checar se o que foi feito está de acordo com o plano de ação
  • erigido. Ou melhor, verificar a compatibilidade entre o planejado e o que foi feito.
  • Agir – atuar veementemente sobre o resultado dessemelhante do plano de ação imposto, se existir. Caso contrário, deve-se conduzir ao processo de padronização, que visa o padrão de qualidade a ser alcançado a qualquer custo.

Portanto, a utilização do ciclo PDCA implica em diversas prerrogativas para as empresas, pois ajuda a otimizar as diretrizes de controle e conceber o melhoramento contínuo nas etapas de trabalho, tal qual desígnio é atingir excelentes resultados na redução de custos, no aumento de produtividade setorial, nos processos de trabalho mais maniprestos e, por fim, na satisfação do cliente.


Eng.º Esp. Nycholas Nahes Colombo Duarte.

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