Rádio ACE
  17 de setembro de 2020

Presidente da ACE se reúne com a prefeita Marta

A reunião foi solicitada pelo Presidente da ACE, Marcos Escobar e pelo o Conselheiro e ex-presidente da associação, Junior Dezuani, e aconteceu nesta quarta-feira, dia 16, ás 14:30 no gabinete da Prefeita Marta do Espírito Santo Lopes. A reunião foi motivada pela preocupação a respeito da regularização e a normalização do comércio e dos serviços, no período pós-pandemia.

A principal preocupação abordada pelos representantes da associação foi a dificuldade que os empresários vem enfrentando desde o começo da pandemia e foi reforçado o fato de que a recuperação do mercado será lenta e gradual.

Outro ponto discutido durante a reunião foram os decretos assinados pela prefeita que prorrogaram o pagamento de tributos. O ultimo decreto feito pela prefeita tem vencimento em 31 de Outubro de 2020, vale ressaltar que a cidade ainda se encontra na fase amarela do Plano São Paulo.  

Em meio a tudo isso, surge uma preocupação acerca do como será feito o pagamento dos impostos e taxas que estão atrasados devido à pandemia de Covid-19. Pensando nisso a Ace levou essa questão para a prefeita Marta e pediu para que fosse estudada uma proposta de plano de pagamento que seja flexível e acessível, de modo que os empresários não sofram tantas penalizações.

A prefeita mostrou-se solicita e aberta a discutir esse tema e comprometeu-se a levar essa demanda, que trata de um assunto de saúde e de economia ao comitê do Covid-19.

Marta também ressaltou que está esperando alguma deliberação do Estado, caso não venha, Marta prometeu estudar uma medida que seja benéfica para ambos os lados.

A prefeita também declarou que já foi ventilada a possibilidade de um refis, especifico para esse período que cubra todos os tributos municipais, mas ressaltou que esse refis possui uma parte politica e que é necessário a aprovação na câmara de vereadores para entrar em vigor. 

A Associação se colocou a disposição para acompanhar de perto essa discussão, trazendo as necessidades do empresariado e levando em consideração os interesses e as limitações da própria prefeitura, encontrando um consenso entre as partes.

O Presidente da associação, Marcos Escobar, ainda declarou que a ideia da ACE, é buscar uma parceria entre a associação e a prefeitura, que beneficie o comércio, as indústrias e os serviços.

Além da questão dos tributos, outros assuntos foram abordados durante a reunião, como planos para a cidade e um projeto desenvolvido pela ACE para a criação de um indicador socioeconômico da cidade, no qual a prefeita se mostrou bastante interessada em saber mais sobre o funcionamento do projeto e ainda declarou que irá estudar a possibilidade de uma linha de financiamento para o mesmo.

Top