Rádio ACE
  21 de setembro de 2020

Parceria entre Associação Comercial e Empresarial de Catanduva e Núcleo de Empresas Juniores da região busca trazer oportunidades para a cidade

Desde o Micro e Pequeno Empresário até as grandes industriais da cidade terão acesso a novas tecnologias e outros auxílios que serão fornecidos por Empresas Juniores.

            Desde o mês de agosto, começou os preparativos para formalizar a parceria entre a Associação Comercial e Empresarial de Catanduva (ACE Catanduva) e o Núcleo São Carlos de Empresas Juniores (NuSC). A parceria tem como objetivo, através do trabalho das empresas juniores (EJs), trazer inovação e diversas outras oportunidades para empresas da cidade.

            O Núcleo São Carlos é a organização responsável por representar e dar suporte às empresas juniores da Região, que engloba 13 cidades (Catanduva, Rio Claro, Ribeirão Preto e São Carlos são algumas delas). São cerca de 1200 jovens universitários, pertencentes a 53 empresas juniores das mais diversas áreas de atuação. Essas EJs pertencem a 10 Instituições de Ensino Superior (Dentre elas USP, Unesp e UFSCar são as mais renomadas).

Mas afinal, você sabe o que é uma Empresa Júnior (EJ)? Elas são empresas sem fins lucrativos que oferecem projetos e consultorias como empresas comuns, geralmente por preços 35% abaixo do mercado. Todo o dinheiro arrecadado é posteriormente reinvestido na própria empresa e na educação empreendedora, na forma de custeio das atividades operacionais e capacitação de seus membros. Além disso, são completamente geridas por alunos da graduação com respaldo de professores da universidade.

Desde 2016, todas as atividades realizadas por EJs foram reguladas através da Lei Federal N° 13.267, conhecida como “Lei Empresa Júnior”.

O impacto gerado na sociedade pelas EJs é significativo, só no estado de São Paulo foram feitos 2169 projetos e faturados R$4,6 milhões até o mês de julho, os quais foram reinvestidos na educação empreendedora. Já na região de São Carlos, foram faturados 181,4 mil reais e realizados 110 projetos. Através desses projetos, as EJs movimentam a economia e conseguem contribuir para a sociedade.

Pensando nisso, a ACE Catanduva decidiu trazer esta oportunidade para a cidade, juntamente com o Núcleo de Empresas Juniores da Região São Carlos, acreditando no potencial dos jovens empreendedores e nas soluções que eles entregam para o ecossistema empresarial.

            Empresas Juniores são também sinónimos de inovação. Pois elas trazem os conhecimentos e novas tecnologias aprendidas na sala de aula, colocando elas na prática através dos seus projetos. Como exemplo disso temos a FAECA Jr, EJ do curso de Administração do Centro Universitário Padre Albino – UNIFIPA, em Catanduva.

            A FAECA Jr, junto a outras EJs de diferentes regiões do pais, ajudaram no desenvolvimento de um aplicativo na área da saúde em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O Cliente, queria realizar uma pesquisa em todo o Brasil para conhecer os hábitos das pessoas relacionados a cuidados médicos e outros assuntos, isto com o objetivo de desenvolver um aplicativo que ajudasse a população. Porém, o isolamento dificultava a implementação dessa pesquisa de forma rápida e segura, além disso a urgência e necessidade de respostas era alta.

            Assim, a FAECA Jr ficou responsável de aplicar a pesquisa nos quatro estados da região sudeste: Espirito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Eles tiveram unicamente 7 dias para executar o projeto e atingir a meta de respostas que girava em torno de 507 pessoas.

            Para isso, teve uma mobilização rápida por parte da Empresa Junior, eles construíram um formulário online que foi distribuído via telefone, e-mail e através das redes sociais. Tudo isso para conseguir chegar nos quatro estados no menor tempo possível. Foram dias de trabalho muito intensos, porém, eles conseguiram entregar o projeto antes do prazo estipulado e inclusive ultrapassaram a meta estabelecida, coletando cerca de 600 respostas. A FAECA Jr, foi muito elogiada pelo trabalho, tanto pela agilidade demonstrada, como pela quantidade de respostas obtidas.

            Conversamos com a Kemilly Piveta, atual Presidente da FAECA Jr, quem nos contou um pouco sobre a experiência de ter participado nesse projeto: “Foi muito desafiador, pois a gente precisava atingir os quatro estados e pessoas com faixa etária diferentes, não foi unicamente universitário, precisávamos de crianças, adolescentes e idosos”.

Além disso ela acrescentou: “ Eu gostei muito que teve uma boa participação por parte dos idosos, porque o desenvolvimento do aplicativo seria muito legal para eles e provavelmente ele será de fácil acesso a toda a população. Foi muito legal estar contribuindo com isso”.

No momento a FAECA Jr, é a única Empresa Jr. em Catanduva. No entanto, a ideia da parceria é também fomentar a criação de novas Empresas Juniores na cidade, gerando assim um maior impacto na mesma.

Top