você está em » Destaques
Data de Publicação: 22/05/2017
Turma desenvolve pesquisa de opinião pública sobre comércio local

Os alunos do curso Técnico em Administração do Senac Catanduva realizaram, entre fevereiro e abril, uma pesquisa de opinião pública sobre o comércio da cidade que serviu de embasamento para o planejamento do Projeto Bonsai deste ano. 

Projeto Bonsai teve início em 2016 e tem como objetivo a integração entre a unidade e os empresários do município por meio de encontros mensais. No último ano, os docentes da área de gestão e negócios apresentaram temas de interesse e orientação sobre a administração dos comércios, como vendas, gestão na crise, fluxo de caixa e gestão de pessoas. 

Uma das questões que gerou ampla discussão foi o nível de satisfação dos clientes com os empreendimentos locais, item identificado pelos estudantes como oportunidade para o desenvolvimento da pesquisa, auxiliando os empresários a terem uma visão mais clara e objetiva do mercado em que atuam.  

A atividade foi realizada na unidade, no centro da cidade e em bairros com amostragem aleatória, além da aplicação de uma pesquisa on-line. Ao todo, foram contabilizados 1,9 mil entrevistados, que avaliaram questões como as cidades em que os clientes moram, a frequência com que visitam o comércio da cidade, segmentação etária e por renda familiar, fatores decisivos no momento da compra, qualidade no atendimento e sugestões de melhoria para o comércio. 

Os dados foram organizados e apresentados em uma reunião na Associação Comercial de Catanduva aos empresários do município, servindo de base para melhorias no atendimento, infraestrutura e fidelização dos clientes. 

Gerente do Senac Catanduva, Murillo Michel destaca que o projeto possibilitou aos alunos a vivência na área e uma visão sistêmica no âmbito empresarial, abrindo horizontes para o desenvolvimento de competências dos estudantes.  

“Aprendemos muito e conseguimos colocar em prática o conteúdo das aulas, por meio de pesquisa de campo e reuniões. Espero que o resultado desse projeto seja uma ferramenta para os empresários”, afirma o aluno Guilherme Antônio de Moura.

A colega Ana Carolina de Oliveira de Campos ressaltou a importância do projeto para a população local. “Foi maravilhoso desenvolver e participar desse projeto em parceria com a comunidade, pudemos ver o quanto são carentes de informações sobre seus clientes, falta atenção e muitos visam apenas o lucro. Espero ter ajudado a trazer melhorias para a população catanduvense”, diz. 


IMAGENS

VEJA TAMBÉM
Associação Comercial e Empresarial de Catanduva fecha parceria com Faculdade Anhanguera
3ª ACE Running Catanduva
Campanha "Todos os amores estão aqui"
PALESTRA COM GERALDO RUFINO
Prefeitura oferece capacitação para que empresas locais participem de licitações
Confira o Regulamento da Campanha
Domingo é dia de pesca e lazer em família: participe!
Mais de 100 empresas já aderiram campanha de fim de ano da ACE
ACE é parceira no 1º Pesque e Preserve que acontecerá em outubro
ACE lança campanha de fim de ano e sorteará um carro zero km
Copyright © Ace Catanduva2016