você está em » Destaques
Data de Publicação: 22/05/2017
Turma desenvolve pesquisa de opinião pública sobre comércio local

Os alunos do curso Técnico em Administração do Senac Catanduva realizaram, entre fevereiro e abril, uma pesquisa de opinião pública sobre o comércio da cidade que serviu de embasamento para o planejamento do Projeto Bonsai deste ano. 

Projeto Bonsai teve início em 2016 e tem como objetivo a integração entre a unidade e os empresários do município por meio de encontros mensais. No último ano, os docentes da área de gestão e negócios apresentaram temas de interesse e orientação sobre a administração dos comércios, como vendas, gestão na crise, fluxo de caixa e gestão de pessoas. 

Uma das questões que gerou ampla discussão foi o nível de satisfação dos clientes com os empreendimentos locais, item identificado pelos estudantes como oportunidade para o desenvolvimento da pesquisa, auxiliando os empresários a terem uma visão mais clara e objetiva do mercado em que atuam.  

A atividade foi realizada na unidade, no centro da cidade e em bairros com amostragem aleatória, além da aplicação de uma pesquisa on-line. Ao todo, foram contabilizados 1,9 mil entrevistados, que avaliaram questões como as cidades em que os clientes moram, a frequência com que visitam o comércio da cidade, segmentação etária e por renda familiar, fatores decisivos no momento da compra, qualidade no atendimento e sugestões de melhoria para o comércio. 

Os dados foram organizados e apresentados em uma reunião na Associação Comercial de Catanduva aos empresários do município, servindo de base para melhorias no atendimento, infraestrutura e fidelização dos clientes. 

Gerente do Senac Catanduva, Murillo Michel destaca que o projeto possibilitou aos alunos a vivência na área e uma visão sistêmica no âmbito empresarial, abrindo horizontes para o desenvolvimento de competências dos estudantes.  

“Aprendemos muito e conseguimos colocar em prática o conteúdo das aulas, por meio de pesquisa de campo e reuniões. Espero que o resultado desse projeto seja uma ferramenta para os empresários”, afirma o aluno Guilherme Antônio de Moura.

A colega Ana Carolina de Oliveira de Campos ressaltou a importância do projeto para a população local. “Foi maravilhoso desenvolver e participar desse projeto em parceria com a comunidade, pudemos ver o quanto são carentes de informações sobre seus clientes, falta atenção e muitos visam apenas o lucro. Espero ter ajudado a trazer melhorias para a população catanduvense”, diz. 


IMAGENS

VEJA TAMBÉM
Confira o Regulamento da Campanha
Domingo é dia de pesca e lazer em família: participe!
Mais de 100 empresas já aderiram campanha de fim de ano da ACE
ACE é parceira no 1º Pesque e Preserve que acontecerá em outubro
ACE lança campanha de fim de ano e sorteará um carro zero km
ACE Catanduva está empenhada na campanha McDia Feliz
Sucesso e grande público marcam a primeira edição do Dia E – Empreenda Catanduva
ACE Catanduva Realiza Circuito de Palestras Gratuito
2° Happy do Conselho Jovem Empresarial
1º Encontro Desafios da Mulher
Copyright © Ace Catanduva2016