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Data de Publicação: 07/02/2017
O pior e o melhor das grandes ideias

O PIOR E O MELHOR DAS GRANDES IDEIAS

 

                                                                 José Carlos Buch

 

I)- Em 1970, Spencer Silver, um cientista da 3M Company,  anunciou ter criado um novo e moderno adesivo. Na pratica criou um adesivo fraco que não colava muito bem e se desprendia com facilidade. Esse adesivo ruizinho inspirou um outro cientista da mesma empresa, Arthur Fry a usá-lo para substituir os marcadores de textos no livro de hinos da igreja. Nove anos depois, ele se lembra do adesivo que não cola direito e cria o conceito dos bilhetes que podem colados, descolados e recolados – pronto estava criado o Pos-it.  II)- Você deve ter visto a cena do filme E.T., em que o garoto Elliot atrai o extra terrestre para fora do seu esconderijo com uma trilha de confeitos coloridos. A ideia inicial era usar os confeitos da M&M´s e assim criar a primeira parceria de merchadising no cinema. Procurada pela produtora do filme Kathleen Kennedy a M&M´s com empáfia recusou participar justificando –  “Não queremos um alienígena comendo nossos confeitos – isso pode assustar as crianças.” As pressas a produtora bateu às portas da Hershey´s que, apesar da duvida,  topou, sem acreditar muito na empreitada, tanto é verdade que concordou em mostrar no filme o Reese´s Pieces, um confeito  que estava encalhado há muito tempo e não vendia nem a pau. Apostou na ideia  sem pagar absolutamente nada, destinando apenas um milhão de dólares a promover a publicidade do filme. O estrondoso sucesso, um dos maiores de seu tempo, fez as vendas do confeito irem à estratosfera e tornou-se a maior jogada de marketing da história, com um retorno  gigantesco para a Hershey´s Pices. III)- Walter Hunt, foi um inventor prodigioso tendo criado o rifle de repetição, o alfinete de segurança para as fraldas e a máquina de costura dentre outros. O alfinete foi criado ao modelar um pedaço de arame comum. Apertado como sempre vivia, vendeu a patente para W.R. Grace & Co.,  pela ninharia de 400 dólares. O produto tornou-se essencial nos lares americanos rendendo à empresa milhões de dólares ao longo dos anos. Em 1858, o mesmo Hunt transferiu para a Singer-Sewuing Company o desenho da máquina de costura pelo valor de 50 mil dólares. Morre antes mesmo de receber a primeira parcela do valor e a  Singer,   além de ser lembrada  como sinônimo de máquina de costura,  faturou milhões mundo afora por mais de um século. IV)-  Em meados da década de 50, o químico Norman B. Larsen, trabalhando  na sua pequena empresa Rocket Chemical Company,   depois trinta e nove tentativas e fórmulas diferentes,  finalmente descobre o óleo destinado a proteger a camada externa do foguete América Atlas da corrosão causada pela umidade. A fórmula chamada de WD-40, sendo o WD uma sigla para water dispersing(dispersão de água) e o 40 para marcar a quadragésima tentativa de acerto. Sem se dar conta da importância do revolucionário produto vende sua participação na empresa e com ela a fórmula,  pelos míseros 10 mil dólares. Pouco tempo depois o WD-40 começa a aparecer nas lojas de San Diego para uso doméstico em dobradiças, desatarraxar parafusos e roscas, remover adesivos e centenas de outras aplicações. Em 1993, quatro em cinco lares americanos compram um milhão de latas do produto a cada semana e hoje a empresa que Larsen vendeu por uma ninharia tem um valor de mercado de 528 milhões de dólares. 96 outros cases como estes poderão ser encontrados no livro “100 piores ideias da história” dos autores americanos Michael N. Smith e Eric Kasun, Editora Valentina, que custa menos de R$20. Vale a pena conferir!         

 

                                

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